15 de outubro de 2013

Memórias de um sargento de Milícias- Manuel Antônio de Almeida

Postagem do dia 08/09

Esse livro conta a história do malandro Leonardo, da sua infância até o ‘auge’ da sua vida. Relata todas as travessuras que ele aprontou quando criança e até mesmo depois de adulto. Relata também romances, perseguições, mal-entendidos e confusões que se passam na vida dele.
A história acontece nas casinhas simples do RJ, onde se encontram as vizinhas fofoqueiras, os soldados, os moleques de rua e as mocinhas dengosas e maliciosas, que fazem parte da vida de Leonardo.

Achei o livro um pouco cansativo de ser lido, por ter uma linguagem antiga (de 1854, pra ser mais exata). Ele tem bastante palavras desconhecidas, então eu tinha sempre um dicionário junto pra poder entender melhor, rs. Mas enfim, é uma história legal e realista daquele tempo, gostei de ler.

“É sempre assim que sucede: quereis que nos liguemos estreitamente a uma coisa? Fazei-nos sofrer por ela. Os dois tinham sofrido um pelo outro, e era isto uma forte razão para se amarem cada vez mais.”

“Em certos corações o amor é assim, tudo quanto tem de terno, de dedicado, de fiel, desaparece depois de certas provas, e transforma-se num incurável ódio.”

            “ A indiferença, é talvez o pior de todos os ódios.”
“Quando certas amizadess são uma vez interrompidas, tendo mesmo sofrido um leve estremecimento, é difícil que voltem depois ao estado primitivo; com outras amizades acontece porém o inverso; os estremecimentos aproveitam, porque é fácil a volta da paz, e parece que depois disto se tornam mais estreitas.”


Estava sem internet, por isso postei só agora.
Amanhã posto sobre O Diário de Anne Frank, rs…

Nenhum comentário:

Postar um comentário