20 de fevereiro de 2013

O Universo numa Casca de Noz

Este livro do famoso físico Stephen Hawking parece muito com um livro infantil, mas com conteúdo didático de nível superior. Acho que dá para se dizer que entendi meio por cima. Fala, principalmente de: Teoria-M; Mecânica quântica; Relatividade geral; Membranas com 10 dimensões; Buracos negros; Supercordas; P-branas; Supergravidade com 11 dimensões. Fala também o por quê que ele não acha possível viagens no tempo (Conjetura de Proteção da Cronologia - As leis da física conspiram para impedir as viagens de objetos macroscópicos no tempo).
A parte que eu mais gostei:

Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar o rei do espaço infinito...
(Shakespeare, Hamlet, Ato 2, Cena 2)
"Hamlet talvez quisesse dizer que, embora nós, seres humanos, sejamos muito limitados fisicamente, nossas mentes são livres para explorar todo o universo e para avançar audaciosamente para onde até mesmo Jornada nas estrelas teme seguir - se os maus sonhos permitirem."

Outra parte interessantíssima é como ele acredita que o universo vai acabar:

" Se houver mais do que certa quantidade crítica, a atração gravitacional entre as galáxias as retardará e acabará impedindo que se afastem umas das outras. Elas começarão então a colidir umas em direção à outras e se encontrarão em uma grande implosão chamada big-crunch, que será o fim da história do universo no tempo real.
Se a densidade do universo estiver abaixo do valor crítico, a gravidade será fraca demais para impedir as galáxias de se afastarem para sempre. Todas as estrelas se extinguirão, e o universo ficará cada vez mais vazio e frio. Assim, de novo, as coisas chegarão a um fim, mas de uma forma menos drástica. Nas duas alternativa, o universo ainda durará uns bons bilhoes de anos."
(Pág 96)

Uma curiosidade agora, que eu gostei muito de saber:  dentro do átomo tem os nêutrons e os prótons; dentro destes há partículas chamadas de quarks down e quarks up;  e  dentro desses ainda há o que chamam de comprimento de Plank (1 milímetro divido por cem mil bilhões de bilhões de bilhões).

Agora vou começar a ler Inteligencia Emocional, esse deve ser de psicologia, vai que eu goste, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário