27 de novembro de 2013

"Dizem que sonhos são importantes e nos contam algo que estamos escondendo de nós mesmos.
Não estou escondendo nada de mim mesma; bem que queria conseguir fazer isso.
Eu durmo para esquecer. Para encontrar um pouco de paz, pois fico o dia todo lembrando deles.
Não sou loca. Apesar de que, recentemente, tenho pensado muito sobre o que é a loucura. Milhões de seres humanos, cada um único, cada um com seu próprio perfil de DNA, seus próprios pensamentos, uma perspectiva pessoal do mundo dentro da cabeça. E cada ponto de vista é diferente.
Cheguei à conclusão de que o que nós, humanos, podemos compartilhar de verdade são a carne e os ossos, a matéria física com a qual nascemos. Por exemplo, já me disseram várias vezes que cada pessoa reage de maneira diferente à perda e que nenhuma reação é errada. Algumas pessoas choram por meses, anos até. Vestem-se de preto e ficam de luto. Outras parecem indiferentes à perda. Elas a enterram. Seguem a vida como antes. Como se nada tivesse acontecido.
Não tenho certeza de como tem sido minha reação. Não chorei por meses. Na verdade, quase não chorei.
Mas também não esqueci. Nunca esquecerei.
Estou ouvindo alguém lá embaixo. Tenho de levantar e fingir estar pronta para encarar o dia."
(pág 15)

" Muitas vezes, após o jantar, pediam que ela tocasse. Os avós a assistiam com prazer e admiração, e os delicados dedos de Júlia corriam pelas teclas.
- Você ganhou um dom de Deus, Júlia- vovô Bill disse certa noite, os olhos molhados ao sorrir para ela. - Nunca o desperdice, combinado?
No dia em que completou 11 anos, vovô Bill a presenteou com uma orquídea.
- É para você, Júlia. O nome dela é Aerides adoratum, que significa "filha do ar".
Júlia observou as delicadas pétalas cor-de-rosa e marfim da flor dentro d eum pote. Sentiu que eram aveludadas quando as tocou.
- De onde ela veio, vovô Bill? - ela perguntou.
- Do Oriente, das florestas de Chiang Mai, no norte da Tailândia.
-Ah! De que tipo de música você acha que ela gosta?
- Tenho a impressão de que prefere Mozart - riu o avô- Mas, se você achar que ela está murchando, você pode tentar Chopin."
(pág. 20)

Um comentário:

  1. Esse que tu comprou na viagem? Parece muito bom, vou querer emprestado depois ;)

    ResponderExcluir