23 de outubro de 2013

Noites Brancas


Postagem do dia 20/10
  Noites Brancas é um pequeno livro do escritor Fiódor Dostoievski, que narra a vida monótona e solitária do personagem Sonhador (o livro não cita o nome dele), até o momento em que conhece Nastenka, e apesar de prometer à ela de que não o faria, ele se apaixona por ela. Em quase cinco noites, os dois ficam muito próximos, mas o coração de Nastenka pertence à outro homem, o que ocasiona grande sofrimento ao sonhador.

  “Sou um sonhador; a minha vida real é tão reduzida que momentos como estes que agora vivo são para mim de tal modo preciosos que não poderei evitar de os reproduzir nos meus sonhos…”


  “Hoje, o dia esteve triste, chuvoso, sem luz, como a minha futura velhice. Fui assediado por estranhos pensamentos: sentimentos turvos, questões ainda obscuras para mim, comprimiam-se dentro do meu cérebro, sem que eu tivesse força ou vontade para os solucionar. Não, não seria eu quem poderia resolver tudo isso!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário