21 de março de 2013

Inteligência Emocional

Este livro do Daniel Goleman, não é grande, mas acho que demorei cerca de um mês para terminar não é? Isso porque ele é meio explicativo. Por exemplo, o que acontece por dentro da gente quando sentimos medo. E ensina várias formas úteis de lidar com a raiva e resolver conflitos, motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações. Um trechinho que eu gostei muito, em que ele cita no capítulo Conhece-te a ti mesmo:

Um guerreiro samurai, conta uma velha história japonesa, certa vez desafiou um mestre Zen a explicar o conceito de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo:
- Não passas de um grosseiro...não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia!
Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada da bainha, berrou:
- Eu poderia te matar por sua impertinência.
- Isso - respondeu calmamente o monge - é o inferno.
Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se. embainhou a espada e fez uma mesura, agradecendo ao monge a revelação.
- E isso - disse o monge - é o céu. 

Hoje eu já comecei a ler o "O Último Teorema de Fermat"


Nenhum comentário:

Postar um comentário