5 de janeiro de 2015

Nesses últimos meses li os seguintes livros: 
-As Aventuras do Sr. Pickwick (Charles Dickens)
-História da Riqueza do Homem (Leo Huberman)
-Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe)
- O Lobo (Tolstói)
-Textos Autobiográficos (Bukowski)
Ai estão pedaços deles...

"É sina da maioria dos homens que andam pelo mundo, mesmo dos que apenas atingem a primavera da vida, adquirirem um certo número de amigos sinceros e perdê-los depois, segundo a ordem natural das coisas. É sina de todos os cronistas ou autores o criarem amigos de fantasia e perdê-los, segundo o curso da arte. Não chega a isto apenas a extensão do seu infortúnio; porque, de mais a mais, lhe exigem o darem conta deles." {As Aventuras do Sr. Pickwick. p. 588}

"Ah! Toda a gente deveria levantar-se cedo, para ver o céu em todo o seu esplendor, pois o seu brilho raro não perdura o dia inteiro. A manhã do dia e a manhã da vida são muito parecidas." {As Aventuras do Sr. Pickwick. p.48}

"A propósito, sinto-me muito bem aqui. A solidão é para minha alma um bálsamo precioso neste paraíso terrestre, e esta primavera me aquece o coração em todo o seu ardor, esse meu coração que frequentemente estremece de frio. Cada árvore, cada arbusto é um ramalhete de flores, e eu gostaria de me transformar em uma abelha para esvoaçar nesta atmosfera perfumada e dela tirar todo alimento." {Os sofrimentos do jovem Werther. p14}

"Na verdade, meu caro Wilhelm, percebo mais e mais como somos tolos em julgar os outros por nós mesmos. E como tenho tanto a fazer comigo mesmo, e meu coração anda tão turbulento, deixaria com satisfação que os outros seguissem seu caminho, contanto que me deixassem seguir o meu. 
O que mais me aborrece é a inexorável condição burguesa. Sei, tão bem quanto os outros, como a diferença de classes é necessária, e quantas vantagens me proporciona: mas gostaria que ela não viesse fechar meu caminho, no momento em que eu poderia ainda gozar neste mundo um pouco de alegria, um átimo de felicidade." {Os sofrimentos do jovem Werther. p85}

"Diante de mim, as montanhas que tantas vezes me encantaram. Eu podia passar horas e horas nesse lugar, desejando transpor aquelas alturas, com o pensamento perdido no seio dos bosques e dos vales, que se mostravam a meus olhos na serena luz do fim da tarde. E quando chegava a hora de voltar, com que tristeza deixava aquele querido pedaço de terra!..." {Os sofrimentos do jovem Werther. p97} ESSE PARÁGRAFO LHES LEMBROU ALGO???? <3


"...sou um cara bobão, chego fácil a alegria ou até mesmo
àquela alegria estúpida por quase nada
e se deixado sozinho fico bastante contente.
mas vivi durante tanto tempo e com tanta frequência com esse ódio
que
minha única liberdade, minha única paz e quando estou longe
deles, quando estou em qualquer outro lugar, não importa onde –
alguma garçonete velha e gorda me trazendo uma xícara de café
é em comparação
como o vento soprando selvagem e fresco."
-Charles Bukowski. Textos Autobiográficos- Um vento que sopra fresco e selvagem. (pg 303)

"nos últimos tempos
tenho pensado
que este país
retrocedeu
4 ou 5 décadas
e que todos os
avanços sociais
os bons sentimentos de
uma pessoa para com a
outra
foram varridos do
mapa
sendo substituídos pelos mesmos
velhos
fanatismos.

temos
mais do que nunca
a sede egoísta de poder 
o descaso pelos
fracos
pelos velhos
pelos empobrecidos
pelos
desamparados.

estamos substituindo a vontade pela
guerra
salvação

 por escravidão.

desperdiçamos os
ganhos
tornamo-nos
rapidamente
menos.

temos nossa Bomba
é nosso modo
nossa perdição
e nossa
vergonha.

agora
alguma coisa tão triste
tomou conta de nós
que
a respiração
se esvai

e nós não podemos sequer chorar."
-Charles Bukowski. Textos Autobiográficos- Putrefação (pg 530)

Nenhum comentário:

Postar um comentário