11 de dezembro de 2014

Livros lidos nesses últimos meses:
O Silmarillion - J. R. R. Tolkien
Cavalo de Guerra - Michael Morpurgo
O Fascínio do Universo - Augusto Damineli, etc.  (é do EPAST *_*)
Hercólubus ou Planeta Vermelho - V. M. Rabolu 
O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte
Os Segredos do Castelo - Barbara Cartland
Marley e Eu - John Grogan
Os sofrimentos do Jovem Werther - J. W. Goethe

Algumas citações:

"Sinto-me feliz por ter partido! O coração do homem, meu caro amigo, é um mistério indecifrável!Deixá-lo, uma pessoa a quem tanto estimo e de quem era inseparável, e mesmo assim estar feliz! [...] Sem dúvida, você tem razão, meu bom amigo: nesse mundo haveria menos sofrimento se os homens (só Deus sabe por que eles são assim!) não se ocupassem, com tanta imaginação , em fazer voltar a lembrança das dores passadas, em vez de suportar um presente tolerável [...]. A propósito, sinto-me muito bem aqui. A solidão é para minha alma um bálsamo precioso neste paraíso terrestre, e esta primavera me aquece o coração em todo o seu ardor, esse meu coração que frequentemente estremece de frio. Cada árvore, cada arbusto é um ramalhete de flores, e eu gostaria de me transformar em uma abelha para esvoaçar nesta atmosfera perfumada e dela tirar todo alimento."
-pág. 13 - Os sofrimentos do jovem Werther -

" Não basta nossa incapacidade para fazer o próximo feliz? Temos ainda que nos roubar mutuamente o prazer que, às vezes, cada qual pode proporcionar a si mesmo? Então, mostre-me um homem de mau humor que seja ao mesmo tempo bastante firme para escondê-lo e capaz de suportá-lo sozinho, sem pertubar a alegria em torno dele! Não será isso, antes, um secreto desgosto de nossa própria indignidade, um descontentamento em relação a nós mesmos, acompanhado sempre de uma inveja estimulada por uma vaidade tola? Vemos pessoas felizes que não devem a nós a alegria, e isso nos parece insuportável."
- pág. 45 - Os sofrimentos do jovem Werther -

"Meus maiores sofrimentos neste mundo têm sido os sofrimentos de Heathcliff e acompanho e sinto cada um deles desde o começo; minha grande preocupação na vida é ele mesmo. Se tudo o mais perecesse e ele continuasse, eu ainda deveria continuar a existir; e se tudo o mais continuasse e ele fosse aniquilado, o universo tornar-se-ia para mim completamente estranho; eu não pareceria fazer parte dele. Meu amor por Linton é semelhante a à folhagem dos bosques: o tempo o mudará, sei bem disso, como o inverno muda as árvores. Meu amor por Heathcliff assemelha-se às rochas eternas debaixo: uma fonte de pouco regozijo visível, mas necessária. Nelly, eu sou Heathcliff!"
- pág. 91- O morro dos ventos uivantes -

"O tirano esmaga seus escravos e estes não se voltam contra ele; esmagam o que estão por baixo deles. Você poderá torturar-me até à morte, para se divertir. Mas permita-me, apenas, que eu me divirta, um pouco, da mesma maneira, e evite insultar, tanto quanto puder. Tendo arrasado meu palácio, não construa uma choupana e, complacentemente, admire sua própria caridade de me dá-la para moradia. Se eu imaginasse que você, realmente, quis que eu me casasse com Isabela, eu teria me degolado."
-pág. 124- O morro dos ventos uivantes -

"Eu nunca disse "meu amor" verbalmente; mas, se o olhar tem uma linguagem, qualquer idiota adivinharia a veemência dos meus sentimentos: ela me compreendeu, afinal, e retribuiu - o mais doce olhar que se possa conceber. E que fiz eu? Confesso, com vergonha, que me encolhi, algidamente, dentro de mim mesmo, como um caramujo dentro de sua casca; a cada ilhar, encolhia-me mais,mais álgido e mais distante; até que, afinal, a pobre inocentinha  chegou a duvidar de seus próprios sentimentos e, esmagada, confusa, ante seu suposto engano, persuadiu sua mãe a partir. Em vista dessa disposição curiosa, adquiri a fama de deliberadamente insensível. Quanto é imerecida, só eu posso saber."
- pág. 10- O morro dos ventos uivantes -

Nenhum comentário:

Postar um comentário