27 de dezembro de 2013

Aléxandros

A trilogia Aléxandros (lê-se alécsandros)de Valerio Massimo Manfredi, trata da vida de Alexandre, o Grande ou Magno. Desde antes de seu nascimento até depois de sua morte. Um livro muito bom sem dúvida nenhuma, pois os filmes nunca conseguem abordar todos os detalhes, o que, com o livro não acontece. Além do mais, lendo esta "biografia" a gente conhece muito mais sobre a época: a religião, o sistema monárquico, o inicio da democracia, as divisões e estratégias militares, as relações dentro das famílias, e até as aulas de Aristóteles.
A trilogia divide-se em:
 O Sonho de Olympias;
As Areias de Amon; e
Os Confins do Mundo.

Alguns trechos:
"Naquele preciso momento, bem longe, num remoto país do Ocidente, uma jovem se aproximava, tremula, dos carvalhos de um antigo santuário a fim de pedir a bênção para o filho que pela primeira vez sentia mover-se em seu ventre. O nome da jovem era Olympias. O nome do menino foi revelado pelo próprio vento que soprava impetuoso entre os galhos milenares e agitava as folhas mortas aos pés dos gigantescos troncos. O nome era: ALÉXANDROS."

 "De repente Arsames calou-se e fitou Alexandre nos olhos. Viu naquele olhar um formidável desejo de aventura e o brilho de uma força vital invencível. Compreendeu que naquele jovem ardia uma alma mais poderosa que qualquer outra que ele até então encontrara em sua vida. Lembrou-se então de um episódio que acontecera muitos anos antes e do qual se falara durante um bom tempo na Pérsia; certo dia, no interior do templo do fogo na Montanha da luz, um sopro imprevisto saído do nada havia apagado a chama sagrada.
E teve medo. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário