9 de abril de 2013

O Último Teorema de Fermat

Postagem de 04/04/13

Escrito por Simon Singh, um físico de partículas, da Universidade de Cambridge. 
Conta a história do enigma que confundiu as maiores mentes do mundo durante 358 anos.
Resumidamente, O Teorema de Fermat (século XVII) é uma variação do Teorema de Pitágoras (século VI). E consiste em provar que não há solução em números inteiros para a seguinte equação:

x° + y° = z° , onde ° é maior do que 2.

Qualquer um pode entender a simplicidade do problema. E apesar disso, no livro conta toda a história, obstáculos, dificuldades, etc. Por fim, quem descobriu foi Andrew Wiles, com uma demonstração completa em 1993.
É um livro que apesar de não parecer, consegue empolgar a gente a continuar a ler. Alguns trechinhos:
" Uma história afirma que, um jovem estudante, chamado Hipaso, estava brincando com a raiz de 2, tentando encontrar uma fração equivalente. Até que ele percebeu que tal fração não existia, ou seja, era um número irracional. Hipaso deve ter ficado entusiasmado com sua descoberta, mas seu mestre não gostou nem um pouco. Pitágoras tinha definido o universo em termos de números racionais e a existência de números irracionais questionava seu ideal. Não aceitou a ideia de estar errado e ao mesmo tempo foi incapaz de destruir a argumentação de Hipaso pela lógica. Para sua eterna vergonha, Pitágoras sentenciou Hipaso à morte por afogamento."


(Andrew Wiles)

Agora acho que vou pro Mundo de Sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário